EQUIPAMENTOS

1- Quais são os equipamentos obrigatórios?
R: Camisa de prova + tênis + touca de natação + palmar + apito + chip + pool buoy.

2- Nessa relação de materiais obrigatórios, vejo que teremos que carregar conosco um apito. Como faremos isso e para que serve?
R: A segurança dos atletas é o ponto de atenção da prova. O apito serve de auxílio caso o atleta passe mal ou necessite de resgate. Cada um poderá carregar da forma que quiser. Recomendamos cintos com bolsos, ou bermudas com bolsos e zíper, ou amarrar o apito na alça da camisa, ou até mesmo no punho ou palmar. A forma que o atleta levará fica à critério de cada um, apenas deverá fazer parte do seu uniforme, ou seja, largar com eles e cruzar a linha de chegada com todos eles.

3- Quais desses equipamentos serão fornecidos pela organização?
R: Camisa de prova, touca de natação, chip e caneleira flutuadora.

4- E quanto aos opcionais ?
R: Caneleiras flutuadoras, luvas, corda extensora para dupla, óculos de natação, snorkel, meias de compressão (materiais trazidos pelo atleta), flutuadores de mergulho, cinto (de bolsos, números ou similar para anexar os materiais) e pé de pato.

5- Posso usar pé de pato?
R: Sim, porém a nadadeira não poderá ter mais que 15cm à partir do dedão do pé até a ponta da mesma. Lembrando que cada atleta deverá carregar seu pé de pato durante todo o percurso, envolvendo natação e corrida e concluir a prova com ele.

6- Como será feito o controle dos equipamentos dos atletas ?
R: Na entrada da área de largada, TODOS os atletas serão checados e deverão estar com todos equipamentos obrigatórios e opcionais que escolherem. Todos esses equipamentos farão parte do uniforme de cada atleta e deverão estar com o mesmo durante todo o percurso e ao cruzar a linha de chegada.

7- Eu não tenho ou não quero competir com a minha roupa de borracha porque acho que posso danificá-la. Existe algum material que a substitua permitindo a minha participação?
R: Sim. Entendemos que a roupa de borracha não pode limitar a participação de atletas, logo, por questões de segurança, ela pode ser substituída por uma bermuda de neoprene que atenderá bem na questão da flutuação juntamente com o pool buoy e possivelmente com a caneleira flutuadora. NÃO ACONSELHAMOS O USO DA ROUPA DE ROUPA DEVIDO AS ALTAS TEMPERATURAS.

8- Eu devo competir com roupa de borracha o tempo todo ?
R: Sim, caso você opte por competir com ela. A roupa de borracha/bermuda neoprene faz parte da lista de equipamentos obrigatórios. Entretanto, escolhendo o pool buoy ou a caneleira flutuadora, ela torna-se opcional. Nas sessões de corrida, é permitido remover somente a parte de cima contanto que a camisa da prova esteja visível. Como Búzios é considerado um lugar quente, a roupa de borracha pode ser um empecilho. NÃO ACONSELHAMOS O USO DA ROUPA DE ROUPA DEVIDO AS ALTAS TEMPERATURAS.

9- Em relação ao tênis, posso retirar no meio do caminho ou na natação?
R: Não. O tênis também faz parte dos equipamentos obrigatórios e deve ser calçado até o fim. Ele também é importante para proteção dos pés ao longo do percurso. Somente será permitido retirar na natação o atleta que estiver usando pé de pato.

10- Posso entregar meu material para pessoas que estão assistindo ?
R: Não, em hipótese alguma. Todo material que largar deverá terminar com o atleta. Caso complete a prova com alguma ausência de material, o competidor será desclassificado.

11- Como será feita a marcação do tempo dos atletas?
R: Cada atleta receberá um chip individual que deverá ser afixado no tornozelo com velcro fornecido pela organização.

12- Além do equipamento obrigatório, posso carregar suplementos comigo, como gel, cápsula de sal, etc. ?
R: Sem problema algum, contanto que seja de sua responsabilidade não desperdiçar ou jogar lixo no meio ambiente.

13- Existe algum problema em utilizar um tênis de corrida de asfalto ao invés de um par específico de tênis de trilha ou tênis de SwimRun ? Existe alguma desvantagem?
R: Recomendamos ao menos utilizar tênis de trilha por ser compatível com o terreno que irá pisar. Tênis de corrida possui um solado mais liso, podendo ser uma desvantagem e colocar em risco sua segurança em momentos de trechos molhados e pedras. Entretanto, a utilização do mesmo não é proibida. Busque sempre um tênis leve.

14- Existe alguma restrição em competir carregando o celular em algum bolso?
R: Nenhuma restrição, porém atente-se ao fato de que você estará entrando e saindo no mar, podendo danificar seu equipamento ou mesmo perdê-lo.

15- Por ser uma modalidade de entrada e saída no mar, meu pé ficará muito molhado e propenso a bolhas. O que devo fazer?
R: Recomendamos veementemente que utilize meias seja de corrida ou de compressão. Elas protegerão seus pés. Além disso, é interessante passar vaselina ou cremes de apropriados entre os dedos dos pés e em regiões propensas a criação de bolhas.

LOGÍSTICA & EMERGÊNCIA NO DIA DA PROVA

16- O BuziosSwimRun possui largada e chegada em locais diferentes?
R: Não, ambos serão no mesmo local: no bar e restaurante Fishbone, localizado na Praia de Geribá (canto direito).

17- Existe algum tipo de transporte que a organização poderá oferecer aos atletas?
R: Não, essa logística fica a critério de cada dupla ou solo. A organização se exime de qualquer responsabilidade no transporte dos atletas, com exceção em casos de resgate.

18- Como proceder caso eu pare em algum determinado trecho da prova e não saiba para onde ir?
R: Procure o primeiro staff que estiver ao seu alcance ou avise algum atleta que passar por você que necessita de ajuda. Seja para orientação ou resgate

19- Caso eu tenha problemas no mar, como será feito o resgate?
R: O mar será sempre nossa maior preocupação. Forneceremos profissionais em embarcações durante todo o percurso, como parte do nosso plano de segurança marítimo. Na parte terrestre, haverá ambulância.

20- Caso eu esteja em um local de trilha e precise de resgate, como será o procedimento?
R: As trilhas da prova são de fácil execução e teremos staffs posicionados em pontos estratégicos. Se um competidor precisar de ajuda e não houver ninguém da organização por perto, contamos com ajuda dos atletas que estejam passando para fazer essa comunicação.

21- Sofri uma lesão e preciso ser removido. Para onde a ambulância me levará?
R: Toda remoção de ambulância será efetuada para o Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perisse, localizado na BR-102 próximo ao trevo da cidade.

PERCURSO

22- Em quais categorias poderei me inscrever?
R: Solo (10k) e Dupla (10k e 24k). As duplas podem ser masculinas, femininas e mistas.

23- Sou um excelente corredor, mas um nadador iniciante e com pouca prática de mar. Qual distância melhor se encaixa no meu perfil?
R: Dupla 10k.

24- Sou um nadador mediano com alguma vivência de mar e meu parceiro tem as mesmas características, porém na corrida. Qual categoria melhor se encaixa no meu perfil?
R: Dupla 10k ou 24k.

25- Sou triatleta ironman e não tenho hábito ou não gosto de competir com alguém do meu lado como um dupla. Qual distância melhor se encaixa no meu perfil?
R: Nesse caso pelas suas características sugerimos Solo 10k, apesar de entendermos que tem capacidade de fazer 24k. A essência da prova é o espírito de equipe e a dupla estar em sintonia durante todo o percurso e, sobretudo nos momentos de stress, é fundamental para um bom resultado. Entretanto, o Búzios SwimRun poderá ser uma oportunidade para cada atleta se conhecer mais e evoluir nessa questão de companheirismo.

26- Qual a função principal de ter uma dupla?
R: São 2 os motivos principais: O espírito de equipe com ênfase no fator motivacional que um atleta passa para o outro, e por questões de segurança caso algum atleta passe mal ou precise de atendimento, o parceiro estará por perto para ajudar.

27- Qual o percurso total do evento?
R: A prova terá 2 percursos: 10k e 24k variando entre praias, trilhas, paralelepípedo, costeiras e mar. Modificações podem acontecer e informaremos a todos.

28- Quero participar nas duplas. Eu nado e meu parceiro de equipe corre? Como funciona?
R: Não. Ambos irão nadar e correr. Largam e terminam juntos independente da distância. Se chegarem separados serão desclassificados.

29- Ainda sobre a minha dupla, podemos largar juntos, separar durante o percurso e encontrar somente na chegada?
R: Não. A dupla deverá fazer todo o percurso junta inclusive nos pontos de checagem. A distancia regulamentar entre cada atleta se dá no mar por 10m e corrida 30m. Caso algum atleta de dupla seja encontrado sozinho por algum staff ou coordenador, o mesmo deverá ser bloqueado e esperar a chegada do seu parceiro (a) para seguirem juntos até o fim. O que vale na verdade é o ritmo do mais lento.

30- Quanto as distâncias das provas, elas são fixas?
R: As distâncias obedecem à geografia do local. Não existe distância fixa como em provas tradicionais de natação, triathlon, Ironman. O percurso é definido de acordo com o relevo e critérios de segurança.

31- Qual o perfil do atleta para esse tipo de prova?
R: Aquele que faz esportes aeróbicos, principalmente corrida e natação, com regularidade semanal. Recomendamos que tenha alguma vivência com corridas em trilhas e sobretudo saiba nadar e tenha nadado no mar.

32- Como devemos treinar para um melhor desempenho na natação?
R: Enfatizamos que por questões de segurança, os atletas treinem ou façam testes de natação no mar com tênis. Lembrando que sempre acompanhado ao tênis, uma roupa de borracha ou bermuda de borracha ou pool buoy ou caneleira flutuadora e com uma pessoa do lado. Além disso, para ganhar confiança nesse novo estilo de natação, recomendamos que nadem em uma área rasa, oferecendo mais tranquilidade caso queira pisar no chão. Quem não tem acesso ao mar, poderá realizar treinos na piscina, simulando o nado com as pernas juntas e/ou amarradas, pouco movimento e pool buoy.

33- Nunca nadei de tênis no mar. Possocompetir?
R: Sem problema algum. Porém, recomendamos que faça testes no mar usando equipamentos obrigatórios.

34- Existe na corrida algum trecho de escalada?
R: Não. O percurso inteiro de corrida envolve areia, grama, paralelepípedo, asfalto, costão, pedras e terra batida.

35- O percurso poderá ser modificado em caso de mau tempo?
R: Sim. Nos dias que antecedem a prova, a organização vai monitorar as condições do mar.

36- Qual o período de ventos fortes em Búzios?
R: Segundo estudos que realizamos, entre os meses de julho e novembro é o período de fortes ventos na cidade. Março é considerado um dos meses mais calmos do ano.

37- Qual a temperatura média da água do mar em março?
R: A temperatura é agradável para qualquer banhista, oscilando entre 24 e 27 graus celsius.

38- Como será o fornecimento de água na prova?
R: Teremos postos de hidratação ao longo do percurso, abastecidos também com isotônico e frutas.

TODAS AS REGRAS ESTÃO ESTIPULADAS DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO ESPORTE, CHAMADA OTILLO. ENTRETANTO, POR SER UM PAÍS TROPICAL E PELAS CARCATERÍSTICAS DO PERCURSO, ALGUMAS MUDANÇAS FORAM REALIZADAS COM OBJETIVO DE OFERECER MAIS SEGURANÇA AOS ATLETAS.